Renato Portaluppi permanece no Grêmio em 2019

Presidente Romildo Bolzan anunciou o acerto com o treinador em entrevista coletiva

Renato Portaluppi fica no Grêmio em 2019 | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

Renato Portaluppi segue no comando do time do Grêmio. O comunicado foi feito na tarde desta quinta-feira pelo presidente Romildo Bolzan Júnior em entrevista coletiva no CT Luiz Carvalho. O contrato é de mais 1 ano. O anúncio ocorre em data emblemática: 29 de novembro. Um ano atrás, o Tricolor chegou ao tão sonhado tricampeonato da América ao derrotar, na Argentina, o Lanús por 2 a 1 e pintar a América de azul.

Romildo chegou para a coletiva bem-humorado, sorridente, e acompanhado do vice-presidente de futebol Duda Kroeff. “Era um desejo recíproco, uma aspiração nossa, da torcida em dar continuidade a este projeto vencedor. Assim, vamos terminar o mandato no final do ano que vem com toda a mesma comissão técnica”.

Reunião

Ele lembrou que há duas semanas houve uma reunião de avaliação em que perguntou para Deco Nascimento (CEO), Duda Kroeff (vice de futebol) e Alberto Guerra (diretor de futebol) se todos se dispunham a permanecer. “E o que ouvi foi um sim categórico e isto tem reflexo nesta permanência do Renato.”

Topo do futebol

O presidente gremista não quis dizer se o salário chega na casa do milhão, mas deixou bem claro que é uma remuneração que pode estar no topo do futebol brasileiro. “É um valor significativo. Tudo isso porque o Renato, hoje, está no topo do futebol brasileiro.” Segundo ele, o salário é uma soma de fatores: ambiente, continuidade de trabalho, convivência, valorização e reconhecimento recíproco”.

Romildo destacou que a direção e a comissão terão uma reunião nesta sexta para planejar a próxima temporada. “Vamos consolidar o plantel, fazer uma perspectiva de aquisições para ter em 2019 uma equipe mais forte”.

Negociação

Segundo o presidente gremista, o processo de negociação foi tranquilo. “Foi tudo muito tranquilo, fizemos uma proposta significativa e fizemos um pequeno ajuste.”O Renato nunca nos escondeu de que tinha uma proposta do Flamengo, ao menos de uma das chapas. Mas, ao mesmo tempo, sempre deixou claro que sua preferência era o Grêmio. Por tudo isso nós tínhamos a convicção de que ele ficaria.” Para o comandante do clube gremista, não é só o salário que pesa num negócio destes. “Foram muitos outros fatores, como a comissão técnica”, frisou.

Romildo disse que ao fim da reunião que definiu o acerto eles se abraçaram e trocaram afagos. “Ele beijou a minha mão e eu a dele e estamos aí juntos para buscar mais campeonatos.” Ele fez questão de frisar que o noticiário vindo do Rio a respeito de um possível acerto de Renato com o Flamengo foi superestimado. “Olha, mas muito superestimado.”

A meta imediata agora é vencer o Corinthians, domingo, na Arena, carimbar a vaga na fase da grupos da Libertadores e então, passado o período de férias, planejar 2019 e seguir levantando taças.