Orla do Guaíba vai ser palco de espetáculo sobre a Revolução Farroupilha

Apresentação ocorre de sexta a domingo, com entrada gratuita

A Orla Moacyr Scliar (avenida Edvaldo Pereira Paiva, s/nº), em Porto Alegre, vai ser palco do espetáculo “Revolução Farroupilha, uma História de Sangue e Metal.” Com entrada gratuita, a encenação baseada na obra “Revolução Farroupilha”, do escritor Luiz Coronel e ilustração de Danúbio Gonçalves, vai ser apresentada de sexta-feira a domingo, sempre às 20h.

Em formato multimídia nos moldes de um musical, “Revolução Farroupilha, uma História de Sangue e Metal” envolve mais de 100 profissionais, entre artistas e técnicos, e é dividido em cinco partes, incluindo apresentações de circo, dança, música e teatro. A primeira é de “Cantos Iniciais”, onde o Império e a revolução são mostrados e a ideia de separação ganha corpo.

A segunda parte, “Caminhos de Guerra”, retrata a revolução e a visão sobre o enfrentamento é apresentada pelo circo de Dilmar Messias. Na terceira vem “Lamentações, mortes heróicas e mortes covardes”, onde são retratadas as perdas, a insegurança, o desprendimento e o ressurgimento por meio da dança liderada por Carini Pereira e Gustavo Silva.

Já a quarta parte é chamada de “Heróis Anônimos” e vem com teatro de Jessé Oliveira representando a Batalha dos Porongos. Por fim o “Ideal Farroupilha” fala sobre ser gaúcho, pertencimento, mitos, tradição e folclore.

Além disso, os núcleos do espetáculo também terão participações especiais, como as da cantora Valéria Houston, do ator Rossendo Rodrigues, dos irmãos Ernesto e Paulinho Fagundes e do guitarrista da nova geração do rock gaúcho, Erick Endres, filho do guitarrista da Comunidade Nin-Jitsu, Fredi “Chernobyl” Endres.