Diretores se reelegeram em mais de metade das escolas que tiveram votação direta

Em mais de 560, nenhuma chapa se inscreveu. Em outras 13, novo pleito ocorre na quarta que vem

Foto: Aline Bisso/Divulgação

A Secretaria da Educação deu por concluída, hoje, a apuração dos votos da eleição para diretores e vice-diretores nas 2,5 mil escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul, ocorrida na terça. O processo definiu os gestores pelos próximos três anos mediante votação direta.

Conforme os dados enviados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), 2.374 instituições de ensino estiveram envolvidas com a eleição. Dessas, 1,8 mil realizaram o pleito normalmente, o que significa 75,8% do total. Em 912 deles, os diretores foram reeleitos, o que representa 50,6%.

Das 2.374 instituições envolvidas com a eleição, 561 não tiveram chapas inscritas e, nesse caso, a Secretaria da Educação (Seduc) vai indicar o gestor a partir de critérios legais de titularidade e antiguidade do quadro docente. Esse número representa 23,6% do total.

Não houve quórum em 13 estabelecimentos de ensino, o que representa 0,5%. A eleição, nesses locais, ocorre de novo, na próxima quarta-feira. Os novos diretores e vice-diretores tomarão posse ainda em 2018.

Votaram no pleito os pais ou responsáveis por alunos menores de 18 anos, a partir do 5º ano ou maiores de 12 (doze) anos, além de professores e funcionários de escola em efetivo exercício.

A novidade, a partir de agora, é o curso de qualificação obrigatório para os gestores eleitos, que a Seduc oferece. A carga horária é de 120 horas, dividida em três etapas, sob a forma de Ensino à Distância (EAD).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile