Defesa Civil interdita prédio atingido por incêndio que matou quatro em Porto Alegre

Fogo consumiu parte de pensão clandestina na equina da Garibaldi com a rua Voluntários da Pátria

Incêndio atingiu prédio no Centro de Porto Alegre | Foto: Alina Souza/CP

A Defesa Civil de Porto Alegre interditou, na manhã desta quinta-feira, o prédio de dois andares onde quatro pessoas morreram vítimas de um incêndio, na madrugada. Havia uma pensão clandestina instalada no local, na esquina entre as ruas Garibaldi e Voluntários da Pátria, perto da Estação Rodoviária. O fogo atingiu o pavimento superior.

Encarregada da investigação, a titular da 17ª DP, delegada Sabrina Dóris Teixeira, afirmou que as vítimas, cujos corpos ficaram carbonizados, foram três homens e uma mulher. A confirmação das identidades depende dos laudos do Instituto-Geral de Perícias, que mobilizou o Departamento Médico Legal e o Departamento de Criminalística. As causas do aparecimento do fogo também ainda não se esclareceram. “Os laudos periciais devem durar mais de 60 dias”, previu a delegada.

Ela também tenta encontrar o proprietário do prédio. O trecho da rua Garibaldi, entre a Farrapos e Voluntários da Pátria, ficou bloqueado pela EPTC.

O agente Jorge Brito, da Defesa Civil de Porto Alegre, explicou que a desinterdição do prédio, pela Secretaria Municipal de Urbanismo, depende da entrega dos laudos de estabilidade e estrutural junto ao proprietário. “Não havia Plano Simplificado de Prevenção e Proteção Contra incêndio”, apontou Brito. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico também deve agir em relação à falta de alvará para funcionamento de uma pensão. Animais domésticos também morreram.