Um ato no Palácio Piratini formalizou, na manhã de hoje, a partir da Junta Digital, a automatização dos serviços da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul. O serviço fica disponível a partir de 1º de dezembro. A implantação do sistema online contou com a assinatura de termo com o Banrisul, para garantir a emissão e fornecimento de certificados digitais a todos os municípios gaúchos.
Atualmente, apenas Porto Alegre dispõe do sistema. A ação prevê dar mais “agilidade, facilidade e segurança aos processos de registro mercantil, diminuindo custos e redução de espaço para armazenamento de dados.”
A Junta Digital é parte de um projeto chamado Junta Sem Papel, que já conta com 28 milhões de documentos online. Conforme a secretaria de Desenvolvimento Econômico, “o termo assinado na solenidade garante três anos de certificação grátis a todos os empreendedores que já possuem conta-corrente no Banrisul”. Novos correntistas também garantem o benefício.
Conforme a Junta, a meta é que a certificação digital esteja disponibilizada em todos os municípios que tenham uma agência do Banrisul. Hoje, há 487 agências em operação no Rio Grande do Sul.