Campeões de votos no Estado palestram na Federasul

Participaram do Tá na Mesa o senador eleito Luis Carlos Heinze (PP), o deputado federal eleito Marcel van Hattem (Novo) e o deputado estadual eleito Tenente Coronel Zucco (PSL)

Tenente Coronel Zucco, Luis Carlos Heinze e Marcel van Hattem palestraram no Tá na Mesa, da Federasul. Foto: Carlos Machado/Rádio Guaíba

Campeões de votos no Rio Grande do Sul no último pleito, o senador eleito Luis Carlos Heinze (PP), o deputado federal eleito Marcel van Hattem (Novo) e o deputado estadual eleito Tenente Coronel Zucco (PSL) participaram da reunião-almoço Tá na Mesa, promovida pela Federasul, nesta quarta-feira. Antes de palestrar para os empresários, os três políticos participaram de uma conversa com jornalistas.

Questionado sobre quais seriam os motivos para o sucesso nessas eleições, van Hattem disse que a credibilidade com eleitorado foi um fator preponderante para conseguir os quase 350 mil votos. “Tem a ver com o contexto internacional de plano de credibilidade de muitas instituições que antes eram monopolísticas no uso da informação. São setores constituídos há séculos na história mundial que começam a estar sob a desconfiança da população e estão precisando se reinventar. Então, acho que credibilidade é um fator muito impostante”, avaliou o deputado eleito pelo Novo.

Sobre a proposta de reformar a Previdência, o deputado federal e senador eleito Luis Carlos Heinze afirmou que é preciso que se façam mudanças que ataquem os privilégios daqueles que têm alto salário e não para prejudicar quem ganha salário-mínimo. “Eu já dizia isso para o [presidente] Michel Temer que nós temos que atacar os altos salários. Mais de 70% [dos trabalhadores] ganham até 5 salários-mínimos. Os outros ganham mais de cinco, dez, cinquenta”, criticou Heinze.

Parlamentar mais votado para a Assembleia Legislativa, Tenente-coronel Zucco falou sobre a participação dele e do PSL no governo de Eduardo Leite. O futuro deputado estadual não definiu a posição do partido, mas afirmou que está do lado do tucano. “Toda e qualquer proposta que seja em prol de uma melhora para o RS a gente vai estar posicionado a favor. Eu não entendo muito essa questão da oposição, pois o contraponto é necessário neste tipo de pauta, mas estamos ao lado do governador e queremos ajudar o Estado”, explicou o militar.