Pelo menos quatro cidades gaúchas já receberam médicos após novo edital

Profissionais já se habilitaram a trabalhar em Bagé, Parobé, Cachoeirinha e Porto Alegre

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

Os primeiros médicos selecionados pelo novo edital do Programa Mais Médicos começaram a se apresentar nos municípios gaúchos. De acordo com o Ministério de Saúde, até esta terça-feira, pelo menos quatro profissionais já eram considerados aptos a trabalhar no Rio Grande do Sul, em Bagé, Parobé, Cachoeirinha e Porto Alegre. Mesmo com a apresentação da documentação efetivada, nem todos começaram a atuar. O primeiro médico brasileiro que começou o serviço está em Parobé.

De acordo com o diretor do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual (SES), Elson Farias, o início dos trabalhos depende da decisão de cada gestor municipal. Sobre os outros 626 médicos que demonstraram interesse nas vagas disponíveis em território gaúcho, Farias explicou que agora chegou a etapa da apresentação da documentação, cujo prazo segue até 14 de dezembro.

O primeiro profissional do novo edital do PMM iniciou as atividades ontem, no Posto Central de Parobé, substituindo uma médica cubana. O outro deve começar nesta quarta-feira, no Posto da Cohab, também no lugar de um cubano. “Foi uma surpresa o Ministério ter resolvido isso tão rápido”, admitiu a vice-prefeita e secretária de Saúde de Parobé, Marizete Pinheiro.

Parobé perdeu quatro médicos com o fim do convênio com Cuba. Marizete destacou que os dois primeiros selecionados, ambos gaúchos, vão residir em Parobé. Os outros dois serão encaminhados para atuar no interior de Parobé, nas localidades de Morro da Pedra e Santa Cristina do Pinhal.

Os profissionais devem entregar cópia do diploma de graduação em medicina em instituição de educação superior brasileira legalmente estabelecida e certificada pela legislação vigente; ou possuir diploma de graduação em medicina obtido em instituição de educação superior estrangeira revalidado no Brasil, na forma da lei; cópia do registro profissional emitido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM); declaração negativa de vínculo de serviço com carga horária incompatível com as exigências do projeto; e certidão de antecedentes criminais do local em que reside nos últimos seis meses.

Em Bagé, conforme a psicóloga e coordenadora do Programa Mais Médicos, Cristiane Mansur, um profissional entregou a documentação completa e deve iniciar os trabalhos na segunda-feira. Em Cachoeirinha, o secretário de saúde Paulo Eduardo da Silva Abrão informou que uma médica se apresentou e deve trabalhar a partir da próxima semana. Em Porto Alegre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o profissional que se apresentou ainda não começou a trabalhar, basicamente, por conta de “trâmites legais”.

Já a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) divulgou nota, nesta terça-feira, informando que está em andamento o processo de retorno dos médicos cubanos da cooperação internacional entre Brasil, Cuba e Opas. Até o momento, 1.307 profissionais (de um total de cerca de 8,5 mil) retornaram ao país, em sete voos fretados, com destino à ilha caribenha.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile