Primeiro contêiner-cela de Novo Hamburgo receberá presos a partir da próxima semana

Estrutura já foi instalada no Instituto Penal da cidade e passará por modificações

Foto: Prefeitura de Novo Hamburgo / Divulgação / CP

O primeiro contêiner-cela, instalado dentro do Instituto Penal de Novo Hamburgo, passou por vistoria na última sexta-feira. A estrutura, que deve receber presos a partir da próxima semana, possui seis metros de comprimento por 2,44 metros de largura e 2,60 metros de altura, e poderá abrigar até 16 presos.

Com bancos de madeira, divisória interna para sanitário, grades antivandalismo, iluminação e ar-condicionado, o espaço anda possui sistema de água e esgoto. Segundo o diretor do Gabinete Gestão Integrada de Novo Hamburgo, Amilton Belmonte, algumas modificações ainda serão realizadas no contêiner, visando a segurança dos agentes públicos e na melhor contenção dos detentos. “Presos, hoje encaminhados às celas das Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo e São Leopoldo, terão como ponto de passagem o contêiner, até que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) os direcione vagas prisionais”, explica.

Com investimentos de cerca de R$ 35 mil, da Vara de Execuções Criminais de Novo Hamburgo, advindas de transações penais, a compra dos contêiners cela compreendem três estruturas. Para a custódia dos apenados, a Secretaria Estadual da Segurança Pública já autorizou a chamada de policiais militares da reserva, oriundos do Programa “Mais Efetivo”, do Governo do Estado.