River Plate e Boca Juniors se enfrentam neste sábado, às 18h (horário de Brasília), no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pela segunda e decisiva partida da final da Copa Libertadores de 2018. Rivais históricos, os dois clubes argentinos empataram no primeiro jogo por 2 a 2, na Bombonera, casa do Boca, no último dia 11 de novembro.
Para a partida hoje, com mando e torcida única do River Plate, qualquer empate leva a decisão para a prorrogação e, se persistir o empate, para a disputa por pênaltis. Quem ganhar leva o título, a vaga para a final do Mundial de Clubes da Fifa e o prêmio de 6 milhões de dólares (cerca de R$ 23 milhões de reais).
Seis vezes campeão da Libertadores, o Boca Juniors busca igualar o Independiente (ARG), o maior vencedor da história da competição com sete títulos. Já o River, quatro vezes campeão, vai atrás da quinta taça, a segunda nos últimos três anos — foi campeão em 2016.
Para a decisão, o River Plate, do técnico Marcelo Gallardo, deverá repetir o time do jogo de ida, na Bombonera, com Lucas Pratto isolado no ataque. O ex-jogador de São Paulo e Atlético-MG foi um dos destaques do jogo de ida, ao marcar o gol de empate no primeiro tempo (1 x 1) e depois ao participar do lance do gol de empate (2 x 2), que definiu o placar.
O Boca Juniors, do técnico Guillermo Schelotto, ainda não foi confirmado, mas poderá ter novamente o atacante Benedetto (carrasco do Palmeiras na semifinal), no comando do ataque. Tevez, que entrou bem no segundo tempo da final, poderá também ganhar uma chance entre os titulares.
Ficha técnica
24/11 – Monumental (Buenos Aires-ARG)
RIVER PLATE-ARG x BOCA JUNIORS-ARG
Árbitro: Andrés Cunha (Uruguai); Horário: 18h (Brasília)
RIVER PLATE: Armani, Montiel, Maidana, Pinola e Casco; Ponzio, Enzo Pérez e Palácios; Quintero, Martínez e Pratto. Técnico: Marcelo Gallardo
BOCA JUNIORS: Rossi, Jara, Izquierdoz, Magallán e Olaza; Barrios, Nández e Pablo Pérez; Pavon, Benedetto e Zarate. Técnico: Guillerme Schelotto