Jungmann: envolvimento de poderosos na morte de Marielle é certeza

Ministro não confirmou se caso vai ou não ser resolvido até o fim do ano

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O ministro da Segurança Pública, Raul Jugmann, declarou ter certeza do envolvimento de pessoas poderosas nas mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorridas em 14 de março, no Centro do Rio de Janeiro. Jungmann participou na capital fluminense do encerramento do Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, nesta sexta-feira, na Fundação Getúlio Vargas (FGV) .

“A procuradora-geral da República [Raquel Dodge] teve acesso a duas testemunhas, uma do Orlando Curicica e a outra que permanece no anonimato, em que são feitas gravíssimas acusações a agentes públicos do Rio de Janeiro”, disse Jungmann. Ele citou a suspeita de articulação envolvendo agentes públicos, milicianos e políticos, em um esquema muito poderoso e sem interesse na elucidação do caso, justamente por estarem envolvidos nas execuções.

Perguntado se o envolvimento de poderosos na morte da vereadora era uma certeza ou uma hipótese, o ministro falou em certeza. Apesar de revelar ter informações importantes sobre o assassinato da vereadora, Jungmann não confirmou se o caso vai ou não ser resolvido até o final do ano.

Ainda assim, ele disse acreditar que a Polícia Federal, “que é uma das melhores polícias do mundo, vai sim avançar, esclarecendo o complô dos poderosos”. Para Jungmann, há distanciamento suficiente, no governo federal, para poder avançar em um processo de “faxina do Rio de Janeiro”. “Porque é disso que se trata”, completou.