Reajuste médio das mensalidades escolares será de 6,7% no Rio Grande do Sul

Na Educação Superior, o reajuste médio será de 4%

Foto: Reprodução Google Maps./

O reajuste médio das mensalidades escolares será de 6,7% no Rio Grande do Sul, conforme levantamento do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS). A pesquisa foi realizada com 137 instituições de Educação Básica (46% do total de associadas) em todo o Estado entre 22 de outubro e 14 de novembro. Na Educação Superior, o reajuste médio será de 4%, segundo informações de nove instituições (22% das associadas).

O aumento percentual médio nos custos das instituições de Educação Básica em 2018 foi de 8,9% e para 2019 a previsão é de 7,9%. Isso significa que, no cálculo do reajuste, as escolas estão descartando a possibilidade de repassar integralmente essa alta para as mensalidades, conforme o Sindicato.

Conforme o presidente do Sinepe, Bruno Eizerik, essa também foi a realidade do ano passado – quando as escolas previam aumento de custos de 8,2% e alta de 7,5% nas mensalidades.

“A escola faz a sua planilha de custos, mas também olha para a sociedade. Melhorias nos processos internos, no gerenciamento e o controle de investimentos são alguns dos meios usados pelas instituições para fazer mais com menos”, alega.

Em 2018, a alta nos custos foi 0,7 ponto percentual maior que o esperado: 8,9%, no lugar dos 8,2% previstos. Pelo menos 48% das instituições tiveram aumento dos custos além do que previram no final de 2017. “Há gastos passíveis de controle, outros não. A luz é um exemplo, com altas de preço muitas vezes maior do que o previsto no orçamento”, afirma o presidente.

Os custos com o pessoal foram, pelo segundo ano consecutivo da pesquisa, o principal fator na composição da mensalidade, seguido dos gastos com infraestrutura e contas públicas, como água e luz. Entretanto, a previsão para o próximo ano é de alta de 4,3% no número de alunos.

No Ensino Superior, o aumento médio nos custos em 2018 foi de 10,2%, e a previsão de aumento de custos para 2019 é de 9,3%. Para 66,7% das instituições, o aumento nos custos em 2018 foi maior do que a previsão feita no final de 2017. Da mesma forma que a Educação Básica, esses percentuais não serão refletidos no reajuste médio nas mensalidades de 2019, já que o aumento médio previsto é de 4%.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile