Controlado, incêndio em Eldorado consumiu dois quilômetros de vegetação

Ainda não é possível apurar a causa do fogo

O Corpo de Bombeiros considerou controlado, no fim da tarde de hoje, o incêndio que atingia, desde as 18h de ontem, o Parque Estadual Delta do Jacuí, em Eldorado do Sul, na região Metropolitana. O fogo teve início na rua Z da Vila da Paz, chegando à Unidade de Conservação Ambiental, onde se propagou por cerca de dois quilômetros pela vegetação. O fogo produziu uma fumaça densa, que congestionou a BR-290 e podia ser avistada da BR-116.

O episódio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros dos municípios de Guaíba e Eldorado do Sul. Dois helicópteros da Brigada Militar foram utilizados para jogar água e apagar as chamas, já que a região é predominantemente formada por banhados, dificultando o acesso por terra.

O gestor do parque, Júlio Cesar Nunes Rolhano, afirmou que o incêndio provocou a queima de vegetação nativa e possivelmente a morte de exemplares de animais de pequeno porte.

A equipe da Unidade de Conservação segue na região e presta apoio aos bombeiros na contenção de pequenos focos de incêndio que ainda existem no local. Ainda não é possível apurar a causa do incêndio.