Chuva forte avança sobre o RS entre sexta e sábado

Dia vai começar quente, com máximas de 35°C em algumas regiões

Foto: Brayan Martins / PMPA

Um centro de baixa pressão provoca instabilidade, entre sexta-feira e sábado, no Rio Grande do Sul. O sol chega a aparecer com nuvens na maioria das regiões, mas o tempo se instabiliza na Metade Oeste ainda na madrugada e de manhã.

Da tarde para a noite, a chuva avança para grande parte das cidades, devendo ser localmente forte a torrencial e com risco de temporal isolado. A instabilidade deve chegar a Porto Alegre à noite ou no começo do sábado. No Sul, a precipitação deve ser mais escassa. Antes da chuva, ainda se espera calor e muito abafamento.

As mínimas devem rondar os 15°C em São José dos Ausentes e os 18°C em Passo Fundo. Já as máximas podem chegar a 33°C em Santa Maria e 35°C em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros vão oscilar entre 18°C e 34°C.

Uma linha de tempestades com mais de 500 quilômetros de extensão avançou pelo Centro da Argentina com chuva forte, ventania e granizo, entre a tarde e a noite desta quinta. Fortes áreas de instabilidade se formaram à medida que a pressão atmosférica caía.

Centro de baixa pressão atua no Paraguai e já se desloca para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A chuva tende a ser volumosa na Metade Norte e em parte da região Central. Muitos municípios dessas regiões devem ter de 50 a 100 mm, com marcas pontuais acima de 100 mm ou 150 mm. Volumes muitos altos podem ser registrados em um período curto. O vento sopra moderado, com rajadas fortes de forma localizada. No domingo, ar mais seco melhora o tempo na maior parte do território gaúcho.