Chapada vai esperar tentativa de revalidação para nomear médico cubano secretário da Saúde

Hoje, Richel Collazo cumpriu o último dia de trabalho. Ele afasta das atividades a partir de amanhã, deixando a cidade com três médicos na rede pública

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Chapada, no Norte gaúcho, vai aguardar a tentativa de revalidação do diploma do médico cubano Richel Collazo antes de buscar nomeá-lo secretário da Saúde. O convite a Collazo partiu do prefeito da cidade, Carlos Catto, na última sexta-feira, após o anúncio do governo de Cuba de deixar o programa Mais Médicos.

Segundo Catto, Collazo deve se inscrever na segunda fase do edital aberto nesta terça-feita pelo Ministério da Saúde, com 8,5 mil vagas para o programa Mais Médicos. O segundo edital vai ser lançado em 27 de novembro, com vagas para brasileiros formados no exterior e estrangeiros, caso haja vagas remanescentes.

“Ele vai se inscrever pra trabalhar em Chapada ou em alguma cidade próxima. Se não, ele assume como secretário e depois faz a prova do Revalida”, disse o prefeito. O Revalida é a prova feita para certificação de diplomas de Medicina obtidos no exterior.

Hoje, Richel Collazo cumpriu o último dia de trabalho. Ele afasta das atividades a partir de amanhã, deixando a cidade com três médicos na rede pública – dois deles cumprindo jornada de 40 horas semanais e um de 20. Com 9.605 habitantes (Censo 2016), Chapada conta com quatro Unidades de Estratégia de Saúde da Família.

Projeto tramita na Câmara

Em paralelo, o prefeito protocolou um projeto na Câmara de Vereadores para que a legislação municipal permita contratar um estrangeiro para o cargo de secretário. O texto deve ser lido na sessão desta terça-feira e, caso haja acordo das bancadas, pode ser votado.