Gaúcha Anaadi disputa três categorias gerais do Grammy Latino nesta quinta

Chico Buarque, Anitta, Vitor Ramil e Apanhador Só também competem em modalidades fora do escopo da música brasileira

Foto: Raul Krebs / CP Memória

A cantora gaúcha de Porto Alegre Anaadi (Ana Lonardi) concorre em quatro categorias do Grammy Latino, nesta quinta-feira – três delas consideradas gerais, fora do escopo restrito à música brasileira ou escrita em língua portuguesa. Em 2018, a TV brasileira não transmite a festa, sequer em canal fechado. A cerimônia ocorre em Las Vegas, no Estados Unidos, já na madrugada de sexta pelo horário de Brasília.

Com álbum Noturno, produzido por Leo Bracht, Anaadi emplacou indicações para Gravação do Ano (“É Fake (Homem Barato)”), Artista Revelação e Melhor Álbum de Engenharia de Gravação. Disputando ainda o prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, ela recebeu mais indicações que a cantora Anitta, na disputa em duas premiações: as de Melhor Fusão/Interpretação Urbana (“Sua Cara”, que gravou com o produtor americano Diplo e a drag queen Pabllo Vittar) e Melhor Canção Urbana (“Downtown”, que divide com o colombiano J. Balvin).

Chico Buarque é o único brasileiro a disputar o prêmio principal de Álbum do Ano no Grammy. Com o disco Caravanas, Chico concorre ao lado de nomes como J. Balvin (Vibras) e o uruguaio Jorge Drexler (Salvavidas De Hielo), que também disputa com Anaadi e o brasileiro Arthur Nogueira (Rei Ninguém) a categoria de Engenharia de Gravação.

Yamandu Costa (Recanto), Hermeto Pascoal (No Mundo dos Sons), Hamilton de Holanda (HHTrio) e Airto Moreira (Aluê) concorrem a Melhor Álbum Instrumental, categoria com apenas um indicado de fora do Brasil.

Na de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, foram indicados João Bosco, Elza Soares, Edu Lobo, Dori Caymmi, Marcos Valle e o pelotense Vitor Ramil, com Campos Neutrais, que disputa também a categoria Melhor Arranjo, com a música-título. Chico também compete nessa categoria, com a faixa Massarandupió.

Na de Melhor Álbum Samba/Pagode, concorrem trabalhos de Martinho Da Vila, Ferrugem, Diogo Nogueira, Maria Rita e Thiaguinho. Na de Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, a disputa envolve, além de Anaadi, Erasmo Carlos, Iza, Ana Vilela e Xênia França. Em Melhor Álbum de Rock em Português competem Kassin, Lenine, Jay Vaquer, Rubel e Tim Bernardes.

Já a banda gaúcha de rock alternativo Apanhador Só é uma das indicadas para o também prêmio geral de Melhor Projeto Gráfico, com o disco Meio Que Tudo É Um.

A lista completa de nominados pode ser conferida aqui.