Marun descarta entrega da Ponte do Guaíba em 2018: “não estou feliz”

Ministro voltou a considerar o reassentamento das famílias na Ilha dos Marinheiros como o “calcanhar de Aquiles” da obra

Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun. Foto: Lucas Rivas

O Palácio do Planalto admitiu, nesta quarta-feira, que não vai atingir o objetivo de entregar a segunda Ponte do Guaíba, no Rio Grande do Sul, ainda em 2018, dentro da gestão do presidente Michel Temer. Priorizada pelo programa Desafio Chave de Ouro, a conclusão das obras vai ficar a cargo da gestão do presidente eleito Jair Bolsonaro. Hoje, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, sobrevoou o empreendimento e lamentou o atraso. Nem entregar apenas a extensão da obra em um dos trechos, de Porto Alegre a Guaíba, vai ser possível até dezembro, lamentou.

“Este objetivo não vai ser atingido porque temos ali que remover cerca de cem famílias e esta remoção ainda não iniciou. Eu não estaria sendo verdadeiro se dissesse que essa possibilidade existe. Se você disser [sic] que estou feliz, eu não estou. Mas eu não posso manter uma expectativa que não vai ser concretizada”, reconhece.

Carlos Marun voltou a considerar o reassentamento das famílias na Ilha dos Marinheiros como o “calcanhar de Aquiles” da obra. A ideia é reassentar centenas de moradores da região para liberar os trechos da estrutura. Mais de 140 famílias já fecharam acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit) para deixar o local. A intenção do governo da ex-presidente Dilma Rousseff, quando as obras começaram, em 2014, era concluir a ponte em setembro de 2017.

Sem cravar uma nova data para a entrega, Marun estima que o empreendimento possa ser inaugurado no segundo semestre de 2019. Para o ministro, o andamento das obras é satisfatório e por isso um novo aporte financeiro vai ser repassado para que a construtura agilize o trabalho. “Na sexta-feira, serão liberados mais R$ 60 milhões para que a obra em si mantenha o seu ritmo. Para que nós possamos atravessar nem que seja a cavalo esta ponte”, brincou.

A construção da estrutura começou em outubro de 2014. Quatro anos depois, 75% das obras foram concluídas pela construtora Queiroz Galvão. Até o momento, foram investidos R$ 464 milhões. Para ser concluído, o empreendimento ainda precisa de mais de R$ 300 milhões. O custo da segunda Ponte é estimado em aproximadamente R$ 750 milhões.