O presidente eleito, Jair Bolsonaro, deve se encontrar nesta quarta-feira, em Brasília, com pelo menos 18 governadores eleitos ou reeleitos, incluindo Eduardo Leite que assume o primeiro mandato em 2019 no Rio Grande do Sul.
O evento é organizado pelos futuros governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e de São Paulo, João Doria. O encontro, marcado para as 9h, ocorre no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), que fica próximo do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), local de trabalho da equipe de transição de governo.
Segundo os organizadores, a ideia é que seja um “encontro de aproximação”. Além de Bolsonaro, devem participar do evento os futuros ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. A palavra também vai ser aberta aos futuros governadores.
Até agora, confirmaram presença os governadores eleitos do Acre, Gladson Cameli; Amapá, Waldez Góes; Amazonas, Wilson Lima; Distrito Federal, Ibaneis Rocha; de Goiás, Ronaldo Caiado; Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; Minas Gerais, Romeu Zema; Mato Grosso, Mauro Mendes; do Pará, Helder Barbalho; Paraná, Ratinho Júnior;, Rio de Janeiro, Wilson Witzel; Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; de Roraima, Antonio Denarium; Santa Catarina, Coronel Carlos Moisés da Silva; São Paulo, João Doria; e do Tocantins, Mauro Carlesse.
O vice-governador da Bahia, João Leão, que no momento é governador em exercício, vai representar o estado. Os demais governadores eleitos ou reeleitos ainda não confirmaram participação no encontro.
Bolsonaro em Brasília
O presidente eleito chega amanhã a Brasília e segue para o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde trabalha e se reúne a equipe da transição de governo. À tarde, ele vai ter três reuniões. A primeira, às 13h, com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber. Em seguida, às 14h30min, Bolsonaro vai ser recebido pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Batista Brito Pereira. Previsto para as 16h, o último encontro é com o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro José Coelho Ferreira.