Feira do Livro de Porto Alegre: livreiros preveem alta nas vendas em 2018

Evento entra na última semana

Foto: Helena Ribeiro / Especial / CP

A 64ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre entra na última semana com bom movimento, apesar do forte calor que atinge a cidade. Nos primeiros dias de evento, a estimativa é de crescimento de aproximadamente 10% da comercialização de publicações. Os livreiros estão otimistas de que o público se mantenha no mesmo patamar até o próximo domingo.

O proprietário da Palmarinca, livraria que completou 45 anos em 2018, disse que se surpreendeu com as vendas nos primeiros dias de feira. “Estimava que após as eleições as vendas seriam muito ruins, mas foi justamente ao contrário. O movimento está excelente”, sustenta Rui Gonçalves.

No caso do estande do Sebo e Café Riachuelo, as vendas estão no mesmo patamar do ano passado. O proprietário Juan Schenkel disse que a expectativa era de redução em função da crise econômica, o que não aconteceu. No entanto, ele garante que o papel de vendedor é mais importante nesse momento. “O cliente quer o livro de saldo, quer descontos melhores ao comprar dois livros. Como livreiros, temos que dar descontos e oferecer pacotes com vantagens”.

A livraria Mania de Ler, que comercializa o livro Zen para Distraídos, da Monja Coen, que autografou a obra na semana passada, ressalta que o resultado ficou acima da expectativa. Foram cerca de 400 unidades vendidas até o momento, conforme o funcionário Anderson Borba. “O pessoal da organização dos autógrafos nos informou que foi um dos livros mais comercializados”, salienta.

O presidente da Câmara Riograndense do Livro, Isatir Botin Filho, considera que a atualidade dos debates da Feira conecta diferentes públicos ao evento. “As pessoas querem debater política, feminismo, racismo, o drama dos refugiados”, exemplifica.

Até o próximo domingo

A feira começou em 1º de novembro e acaba no domingo, dia 18. Até lá, as bancas da área geral e internacional seguem funcionando das 12h30min às 20h30min, com exceção de sábado, quando o horário é das 10h às 20h30min.

Já a área infantil e juvenil abre programação às 9h, mas as bancas atendem a partir das 9h30min.