Sarampo: 14 escolas de Porto Alegre terão vacinação contra a doença nesta semana

Neste ano, até o dia três de novembro, 38 casos da doença foram confirmados na Capital

Foto: Cristine Rochol / PMPA

A Secretaria de Saúde de Porto Alegre visitará 14 escolas municipais e estaduais nesta semana para vacinar contra o sarampo adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos. A ação faz parte do plano de enfrentamento ao sarampo e pretende imunizar alunos e servidores de 120 escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola.

Neste ano, até o dia três de novembro, 38 casos da doença foram confirmados na Capital. Nesta segunda-feira, as equipes estarão nas Escolas Estaduais José Garibaldi, no Bairro Humaitá, e Professora Thereza Noronha Carvalho, na Lomba do Pinheiro.

A intensificação de vacinação para adolescentes e jovens faz parte do Plano de Enfrentamento do Sarampo. A meta é avaliar a situação vacinal e atualizar a vacinação dos indivíduos entre 15 e 29 anos por meio de ações realizadas em escolas, quartéis e universidades.

A intenção é manter até o final de dezembro diferentes estratégias visando ao aumento da cobertura vacinal no público-alvo e à interrupção da cadeia de transmissão da doença na cidade. Nas unidades de saúde, o SUS oferece a vacina para todas as pessoas, de 1 ano até 49 anos de idade, em todas as salas de vacina.

A SMS solicita às pessoas que têm caderneta de vacinação que apresentem o documento para que a situação vacinal seja avaliada. “Caso não possua, compareça a uma unidade de saúde e converse com um profissional, que passará as orientações”, explica a enfermeira Renata Capponi, do Núcleo de Imunizações da SMS. Mulheres grávidas não devem ser vacinadas, pois a tríplice viral é composta por vírus atenuados.

Cronograma:

– Dia 12/11, segunda-feira
EEEF José Garibaldi
EEEF Professora Thereza Noronha Carvalho

– Dia 13/11, terça-feira
EEEF Madre Maria Selima
Colégio Estadual Pres. Arthur da Costa e Silva
Colégio Estadual Carlos Fagundes de Mello
EEEM Otávio Rocha
IE Rio Branco
EEEF Monte Líbano
IE Professora Gema Angelina Belia

– Dia 14/11, quarta-feira
EEEB Fernando Gomes
Colégio Estadual Prof. Elmano Lauffer Leal
EEEF Oswaldo Vergara
IE Professora Gema Angelina Belia
CE Prof. Otávio de Souza