Evento de Fórmula 1 leva 70 mil pessoas à orla do Guaíba

Região do Gasômetro ficará bloqueada até a próxima terça-feira

Piloto Rubens Barrichello deu três voltas na pista montada no Gasômetro. Foto: Eduardo Beleske/PMPA

Cerca de 70 mil pessoas passaram pela Orla Moacyr Scliar neste sábado para assistir ao Heineken F1 Experience, segundo estimativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a organização do evento. O ronco do motor do carro da Willians Racing, pilotado por Rubens Barrichello, tomou conta do mais novo cartão-postal dos porto-alegrenses em um dia de sol e calor. Outra atração foi o ex-piloto e tricampeão mundial de Fórmula 1 (1969, 1971, 1973), Sir Jackie Stewart.

A atração, licenciada pelo Escritório de Eventos, envolveu mais de 100 atividades econômicas direta e indiretamente. Além do fator econômico, o Heineken F1 Experience trouxe a atmosfera de um esporte com acesso a poucos de forma gratuita aos porto-alegrenses, no mesmo fim de semana em que ocorre o GP Brasil de Fórmula 1 em São Paulo.

A prefeitura não teve custos com o evento. A marca de cervejas arcou com as despesas para confecção de placas de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), limpeza pública, banheiros químicos, reforço de segurança privada e pagou uma taxa para utilização da Orla do Guaíba. A previsão da EPTC é que o trânsito seja normalizado na região do Gasômetro na próxima terça-feira, 13.

O ex-piloto Rubens Barichello deu três voltas na pista de 600 metros, montada do Gasômetro em direção ao Centro Histórico. Simpático, Rubinho interagiu com o público e arrancou aplausos. Emocionado, agradeceu ao público pelo carinho. “Estou muito feliz em estar aqui”, disse ele.

Performances de drifting (manobras em alta velocidade), da equipe Drift Meet Team, shows de motos acrobáticas do Força e Ação e o desfile da Heineken Parade foram as atrações durante os 45 minutos entre uma entrada e outra de Rubinho na pista. O show artístico do dia ficou por conta do duo de DJs e produtores brasileiros André Laudz e Zegon, conhecidos como Tropkillaz, que encerraram a festa.

Os bloqueios de trânsito para a desmontagem da estrutura prosseguem até terça-feira, 13. Confira o cronograma:

No dia 9/11, das 20h até 12/11, às 6h

– Bloqueio da avenida Mauá x rua Gen Bento Martins (Desvio: rua Gen Bento Martins, Washington Luiz, avenida Augusto de Carvalho)- Bloqueio da avenida Pe. Tomé x rua Siqueira Campos

– Bloqueio da avenida Edvaldo Pereira Paiva Bairro/Centro na Rótula das Cuias (Desvio: avenida Augusto de Carvalho, Loureiro da Silva, Vasco Alves, Washington Luiz, Gen. Salustiano, Andradas, Gen. Canabarro)

– Bloqueio da avenida Loureiro da Silva Bairro/Centro x rua Gen Vasco Alves (Desvio: Vasco Alves, Washington Luiz, Gen. Salustiano, Andradas, Gen. Canabarro)

– Bloqueio da avenida Pe. Tomé x Rua Siqueira Campos

Transporte

– Aos usuários do transporte coletivo, as três paradas na avenida Loureiro da Silva, localizadas no Gasômetro, na Câmara Municipal de Vereadores e na Praça Brigadeiro Sampaio, ficam desativadas devido ao desvio realizado pela rua Bento Martins.

12/11/ às 6h até 13/11 às 23h59 – desmontagem

– Bloqueio da avenida Edvaldo Pereira Paiva Bairro/Centro na Rótula das Cuias (Desvio: avenida Augusto de Carvalho, Loureiro da Silva, Vasco Alves, Washington Luiz, Gen. Salustiano, Andradas, Gen. Canabarro)

– Bloqueio da avenida Loureiro da Silva bairro/Centro x rua Gen. Vasco Alves (Desvio: rua Gen Vasco Alves Washington Luiz, Gen. Salustiano, Andradas, Gen. Canabarro)

– Bloqueio da avenida Pres. João Goulart Centro/bairro, a partir da Praça Brigadeiro Sampaio (Desvio: pista bairro/Centro da avenida Pres João Goulart da Praça Brigadeiro Sampaio até a Rótula do Gasômetro)

– Bloqueio da avenida Edvaldo Pereira Paiva Centro/Bairro da rótula do Gasômetro até a Rótula das Cuias (Desvio: avenida Loureiro da Silva, avenida Augusto de Carvalho)

– Se necessário será bloqueada a avenida Castello Branco Interior/Capital x avenida Mauá para maior fluidez em qualquer uma das etapas.