Cinemateca Capitólio segue sem previsão de reabertura

Problema começou a partir de uma queda de energia, no domingo passado

Em função de um impasse técnico, a Cinemateca Capitólio segue sem previsão de retomada das atividades. O cinema de calçada localizado na Demétrio Ribeiro, no Centro Histórico de Porto Alegre, fechou ainda na noite de domingo.

O problema começou a partir de uma queda de energia. Na sequência, o abastecimento ficou em apenas uma fase, o que impossibilita a operação dos equipamentos de projeção e ar condicionado. Uma empresa especializada cogita a possibilidade de usar um transformador junto à subestação de energia para tentar contornar a falha.

A diretora da cinemateca, Andreia Vigo, informou que o problema não é interno, mas com a subestação de energia, sem que o projetor tenha sido danificado. “A subestação é bastante segura, mas os próprios técnicos explicaram que pode ter ocorrido uma descarga muito forte de energia causando um superaquecimento de equipamentos, como um transformador”, ressalta.

A Cinemateca Capitólio, que completou 90 anos em outubro, reabriu em março de 2015 após anos de reforma. Depois de fechar as portas, em 1994, o prédio começou a ser restaurado em 2004.