Prefeitura de Porto Alegre lança projeto Família Acolhedora

Se o projeto for aprovado, ideia é capacitar, já em 2019, 20 famílias

Projeto foi lançado nesta quinta-feira. Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre lançou hoje o programa Família Acolhedora. O objetivo é acolher, em ambiente familiar, crianças e adolescentes afastados do convívio dos parentes por determinação judicial. O projeto vai, agora, para apreciação da Câmara Municipal. A meta é retirar os menores do convívio com ambientes de negligência, abandono e violência doméstica.

O prefeito Nelson Marchezan Jr afirmou na ocasião que “a prioridade de governo é atender as crianças. Não podemos errar com quem o mundo já falhou tantas vezes”, disse. As vantagens do acolhimento, conforme o texto, “vão desde um atendimento individualizado dentro de uma família, mais atenção à organização e reestruturação pessoal e melhor desenvolvimento cognitivo.” O texto chega ao Legislativo nos próximos dias.

Caso seja aprovado, as famílias interessadas em receber as crianças ou adolescentes devem preencher os requisitos necessários e se cadastrarem na Fasc. Hoje, a Capital atua com dois tipos de acolhimento, que são os abrigos e as casas-lar. Se o projeto for aprovado, a ideia é capacitar, já em 2019, 20 famílias acolhedoras.