Aulas são suspensas na escola em que professor foi agredido, na zona Leste de POA

O motivo alegado é a falta de segurança

Foto: Samnuel Vettori./ TV Record.

As aulas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro, zona Leste de Porto Alegre, estão suspensas nesta quinta-feira. O motivo é a falta de segurança, já que um professor sofreu agressões por parte da mãe de uma aluna na tarde de ontem.

Conforme a direção da escola, a mãe de uma aluna se dirigiu ao local para cobrar explicações para o motivo de a filha não ter sido levada a um passeio ao teatro, preparado pela instituição. A mãe acabou detida pela Brigada Militar e encaminhada à Delegacia. É o quarto caso de agressão a professores em 14 dias.

O diretor Ângelo Barbosa afirmou que o passeio havia sido programado semanas atrás e as crianças foram orientadas a levar, até o início da semana, a autorização e o dinheiro para participarem da programação. Um grupo de aproximadamente 10 alunos só levou a quantia ontem, o que, conforme a direção escolar, não era permitido, uma vez que já haviam sido feitas a compra dos ingressos e a reserva dos ônibus.

Com isso, o professor explicou a esses alunos que o dia de aula era normal. Uma das alunas ligou para a mãe e contou não ter sido autorizada a fazer o passeio. Foi então que a mãe se dirigiu até a instituição e passou a xingar o professor, coordenadores e uma orientadora.

A mãe da menina chegou a pegar uma cadeira para tentar atingir o professor. Além disso, xingou o profissional com palavrões e palavras homofóbicas e de cunho racista. Como a escola não conta com segurança de porteiro ou guarda, a direção chamou a Brigada Militar, que conduziu a mãe para a delegacia.

Quarto caso de agressão

Este é o quatro caso de agressão a professores nos últimos quinze dias. Na terça, a mãe de dois alunos já havia agredido a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vera Cruz, no bairro Glória, depois de atrasar 40 minutos para pegar os filhos na saída de turno. O incidente suspendeu as aulas para quase 500 crianças nesta quarta.

No último dia de outubro, a irmã de um estudante agrediu uma professora, que teve parte dos dentes quebrados, na Escola Municipal Grande Oriente do Rio Grande do Sul, localizada no bairro Rubem Berta. A escola fechou para 1,3 mil estudantes por um dia. A jovem não gostou de ver a docente cobrando do menino a entrada no horário previsto.

Uma semana antes, outra professora, que trabalha na Escola Municipal Afonso Guerreiro Lima, na Lomba do Pinheiro, sofreu socos e chutes desferidos pela irmã de um estudante que não aceitou a advertência que ele havia sofrido. Cerca de 1,1 mil alunos também ficaram um dia sem aula.