Diretora de escola é agredida por mãe de alunos em Porto Alegre

Esse é o terceiro caso de violência contra professores em três semanas

Foto: Alina Souza/CP

Em três semanas, três professores de escolas de Porto Alegre sofreram algum tipo de agressão. Nessa terça-feira, a vítima foi a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vera Cruz, no bairro Glória. A mãe de dois alunos, de 1º e 2º anos, agarrou pelo braço a coordenadora pedagógica – que aguardou a mulher chegar para buscar as crianças, por 40 minutos, na saída do período.

A diretora, duas professoras e uma auxiliar ficaram esperando na escola, na rua Dona Luiza Rocco, preocupadas por não terem informações sobre a mãe. Quando a mulher chegou, acompanhada de uma amiga, a diretora a repreendeu por não ter comunicado o atraso. Ela também alertou que, sozinhas com as crianças na escola, elas corriam risco de assalto.

A mãe dos estudantes ficou ofendida e segurou a diretora pelo braço e a puxou, arranhando a vítima. Segundo uma professora da escola que não quis se identificar, um rapaz, que passou pela rua, apartou a briga. “Ele disse: ‘Olha as crianças, não façam isso’”, contou.

A mãe dos meninos e a amiga foram embora mas provocaram a diretora no trajeto dela até a residência. Sentindo-se ameaçada, ela entrou em um mercado próximo à escola e chamou a Brigada Militar. A vítima registrou o caso de agressão na 13ª Delegacia de Polícia e passou por exame de corpo de delito.

Por causa da agressão, as aulas foram suspensas nesta quarta. A escola atende 498 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. As atividades devem ser retomadas nesta quinta. Hoje, os professores foram todos com camisetas pretas à escola em forma de protesto pela agressão.

Terceiro caso em três semanas

Este é o terceiro caso de agressão contra professores em Porto Alegre. No último dia de outubro, uma docente foi agredida pela irmã de uma aluno da Escola Municipal Grande Oriente do Rio Grande do Sul, localizada no bairro Rubem Berta.

Uma semana antes, outra professora, que trabalha na Escola Municipal Afonso Guerreiro Lima, na Lomba do Pinheiro, foi alvo de socos e chutes desferidos pela irmã de um estudante.