Preparativos de evento complicam o trânsito no centro de Porto Alegre

Motoristas precisaram ter paciência para chegar às proximidades da Usina do Gasômetro

Foto: Mauro Schaefer

O trânsito ficou caótico no Centro de Porto Alegre durante o feriado de Finados. Isto porque, desde às 7h de, a avenida Mauá, uma das principais vias de acesso à região Central, foi bloqueada na esquina com a rua General Bento Martins, onde foi direcionado um desvio. A mudança no trecho ocorreu por conta dos preparativos para o evento Heineken F1 Experience, que será realizado no entorno da Orla Moacyr Scliar no próximo sábado, 10 de novembro. Como a sexta-feira foi ensolarada, muitos motoristas precisaram ter paciência para chegar às proximidades da Usina do Gasômetro. A EPTC instalou placas ao longo da Mauá e das demais vias que terão bloqueios para orientar os motoristas.

Neste ponto, o desvio é realizado pela General Bento Martins, rua Washington Luiz, avenida Augusto de Carvalho. O bloqueio será desfeito às 23h59min de domingo e voltará a ocorrer no dia do evento. Também encontra-se bloqueada, para a montagem do evento, a rua Padre Tomé com a rua Siqueira Campos, e a avenida Presidente João Goulart no sentido Centro/Bairro a partir da praça Brigadeiro Sampaio até a rótula João Belchior Marques Goulart. A partir deste ponto, a Edvaldo Pereira Paiva está bloqueada em ambos os sentidos até a Rótula das Cuias e permanecerá assim até o dia 13.

De acordo com o gerente de Fiscalização de Trânsito da EPTC, Paulo Ramires, as equipes trabalharam “intensamente para buscar a melhor alternativa e poder sinalizar os desvios”. Segundo ele, o fluxo se intensificou à tarde, quando muitas pessoas estavam se deslocando para a Orla. “Começamos justamente no feriado, aproveitando que muita gente foi viajar. As mudanças mais significativas serão feitas a partir de segunda-feira”, ressaltou.

A partir de segunda-feira os veículos que circularem no sentido Centro/Bairro da Mauá poderão acessar a Presidente João Goulart no contrafluxo, orientados por agentes da EPTC. Também haverá bloqueio na avenida Edvaldo Pereira Paiva com a Rótula das Cuias e o fluxo no sentido Bairro/Centro será desviado pela avenida Augusto de Carvalho, Loureiro da Silva, Vasco Alves, Washington Luiz, General Salustiano, Andradas e General Canabarro. Quem trafegar pela Loureiro da Silva no sentido Bairro/Centro encontrará bloqueio nas proximidades da rua General Vasco Alves e também precisará desviar pela Washington Luiz.

Aos usuários do transporte coletivo a EPTC informou que as três paradas da Loureiro da Silva no sentido bairro, localizadas no Gasômetro, na Câmara dos Vereadores e na Receita Federal, ficam desativadas até domingo devido ao desvio realizado pela Bento Martins. A parada do Colégio Parobé estará funcionando normalmente.