ICMS precisa ser prorrogado por 2 anos sob pena de colapso, adverte vice-governador eleito

Ranolfo disse ter expectativas positivas em relação ao convencimento dos deputados para a aprovação do projeto

Delegado Ranolfo deve ser oficializado como vice-candidato na chapa com Eduardo Leite | Foto: Montagem

O vice-governador eleito, Ranolfo Viera Jr, afirmou, na tarde de hoje, ao programa Esfera Pública que “a manutenção das alíquotas do ICMS por dois anos é imprescindível, sob pena de colapso de todos os serviços prestados pelo Estado”.

Apesar da afirmativa, Ranolfo disse ter expectativas positivas em relação ao convencimento dos deputados para a aprovação do projeto. O vice também afirmou que o Rio Grande do Sul “está vivenciando um momento jamais visto no Estado, na questão econômica e financeira”.

Ranolfo ainda afirmou que “o anúncio do pagamento para o dia 12 causa preocupação”, e que maior objetivo do governo é articular e conversar com os deputados para manter as alíquotas do ICMS por dois anos. Ele apelou aos adversários que deixem as divergências políticas e ideológicas de lado e pensem na coletividade. “Mesmo na campanha, embora algumas questões e ofensas possam ter chateado e ofendido, esse momento passou e temos que olhar daqui pra frente”, reforçou.

Ainda sobre a crise econômica, garantiu que o governo vai tomar outras medidas para, se não resolver, minimizar os problemas econômicos atuais. Comentou ainda que “a expectativa em relação à segurança é extremamente positiva, até porque a eleição do Bolsonaro se deu muito na pauta da segurança pública, do combate à criminalidade.” Salientou que o crescimento das bancadas com operadores da área da segurança pública vem desse “sentimento da sociedade, dessa insegurança que vivemos em todo o país. Talvez tenhamos um olhar diferenciado e investimentos em segurança.”

Sobre o secretariado, afirmou que ainda não há nomes, mas há um perfil, que deve se encaixar no plano de governo para a área: “o perfil do futuro secretário tem de primar pela integração das instituições, tem de ter a capacidade de entendimento e inteligência para trazer resultados a curto prazo e gerir investimentos para equipar e recompor efetivos”, declarou. Ainda sobre os secretários, garantiu que o partido está conversando com as siglas coligadas, e confirmou reunião com o governador José Ivo Sartori para as 15h da segunda-feira, quando vai se iniciar oficialmente o processo de transição.