Renato põe eliminação na conta do VAR: “Grêmio foi roubado”

Treinador justificou eliminação por erro da arbitragem

Renato justificou derrota pela arbitragem | Foto: Ricardo Giusti/CP

O Grêmio não está na final da Libertadores da América por culpa do VAR, essa foi a visão passada pelo técnico Renato Portaluppi após a derrota de virada para o River Plate na Arena na noite desta terça-feira. A reclamação do técnico gremista é em relação ao primeiro gol argentino, marcado por Borré em que a bola tocou no braço do atacante antes de entrar.

Ao longo da entrevista, Renato usou expressões como “roubo”, questionou se os árbitros estavam “cegos” ou “loucos” e evitou dar explicações sobre o desempenho do Grêmio. “É inadmissível a Conmebol gastar o que gasta com o VAR e acontecer essa palhaçada. O Grêmio hoje foi roubado”, disse o treinador.

“Eu sou a favor do VAR. É inaceitável um erro desse em uma semifinal de Libertadores com o VAR. Vejam bem, eu não culpo o árbitro do jogo, mas do árbitro de vídeo. Ele deveria ter avisado o juiz de campo e sinalizar que o lance foi com o braço. A raiva continua. A pergunta que não quer calar na minha cabeça é por que o VAR não foi utilizado”, sustentou o treinador.

Renato Portaluppi até admitiu que o Grêmio não teve uma boa atuação no primeiro tempo de partida. Ele lamentou que o Tricolor não tenha matado o jogo quando teve a chance com Everton na etapa final, mas ressaltou que, independente disso, a eliminação só ocorreu por causa da arbitragem.

“O jogo estava controlado no 0 a 0. O River estava melhor, mas não criava chances tão claras. Fizemos 1 a 0 e o Grêmio estava melhor. O jogo estava controlado e aconteceu esse gol. Se o juiz não dá o gol, a história seria completamente diferente. Mesmo o lance do pênalti foi infantil. Depois, com 10, ficou mais difícil. O River foi melhor que o Grêmio no primeiro tempo. Tivemos chance de matar, não matamos e aconteceu isso”, finalizou.

Renato ainda explicou a decisão de deixar Everton no banco. Ele afirmou que o camisa 11 não tinha condições físicas de começar a partida e revelou ainda que Ramiro e Maicon pediram para sair no intervalo. Em razão disso, o capitão foi o escolhido para sair na entrada de Everton.

“Tem coisas que vocês não sabem. O Maicon e o Ramiro pediram para sair porque estavam cansados demais. Eu tinha que tirar um. A minha estratégia já que o River estava atacando bastante foi para a gente contra-atacar. Coloquei o Everton e o Alisson pelos lados, mexi no Ramiro para dentro e penso que o Grêmio foi bem no segundo tempo. Minha ideia era jogar do jeito que jogamos, mas o Everton não tinha condições. Como eu poderia colocar o Everton desse jeito? Nem falo sobre o gol que ele perdeu, vocês viram como ele entrou”, finalizou.