A Prefeitura de Porto Alegre publicou hoje, no Diário Oficial, o edital de chamamento público para a adoção privada do canteiro central da avenida Ipiranga. As empresas que vencerem o processo devem assumir limpeza, capina, roçada e pintura de meio-fio. Em contrapartida, podem projetar ambientações e anunciar a marca no local. A avenida é uma das vias mais movimentadas da Capital.
Para o edital, a Prefeitura dividiu o canteiro central em três trechos. Um deles compreende o espaço entre a avenida Edvaldo Pereira Paiva e a avenida Silva Só, no bairro Menino Deus. O segundo é até a rua Salvador França, no bairro Santana, e o trecho 3 segue até a avenida Antônio de Carvalho, no Partenon.
No projeto, devem constar a indicação das rotatórias e canteiros a serem adotados e a forma de manutenção. As propostas serão entregues ao Grupo de Trabalho de Verdes Complementares (GTV), sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). Hoje, há cerca de 400 espaços disponíveis para adoção na Capital, 11 deles em processo de análise.