Viagem Segura de Finados reforça fiscalização por quatro dias no RS

Agentes vão atuar de forma concentrada até a meia-noite de domingo

Foto: Divulgação/Detran-RS

Polícia Rodoviária Federal, Detran-RS, Polícia Civil, Brigada Militar e Comando Rodoviário da BM vão reforçar a fiscalização de trânsito durante os quatro dias do feriado de Finados, entre a madrugada de quinta e a meia-noite de domingo.

A análise de acidentes fatais ocorridos nesta época do ano entre 2007 e 2017 mostra que a média de mortes é de 5,89 por dia – menor do que a média geral dos finais de semana, que é de 7,25, mas acima da média dos dias de semana, que é de 4,31 no período. Isso representa que aproximadamente a cada quatro horas, uma pessoa perde a vida no trânsito gaúcho.

No ano passado, 2 de novembro caiu em uma quinta-feira, o que, para muitos, se transformou em feriadão. A operação durou cinco dias, com média de 3,2 óbitos/dia, e destacou-se por ter registrado, junto com o feriado de Tiradentes, a menor média diária de mortes em 2017.

No ano retrasado, com o feriado caindo no meio da semana, uma quarta-feira. A operação durou apenas 24 horas, quando três pessoas morreram. Já em 2015, a operação se estendeu por quatro dias, período em que foram registradas 16 mortes em decorrência de acidentes de trânsito.

Analisando globalmente os feriados de Finados do período de 2007 a 2017, percebe-se que, dos 218 óbitos registrados, 112 ocorreram nos dias intermediários (descontados o de saída para o feriadão e o de retorno) e nos turnos da noite e da madrugada, quando ocorreram 128 óbitos. O Detran-RS recomenda, assim, cuidado redobrado nesses dias e horários.

Com foco na redução desses números de acidentalidade, como já é tradicional na Capital, uma Megablitz ocorre na saída para o feriadão. A ação soma os esforços da Polícia Civil e dos agentes da Balada Segura.