Human Rights Watch promete monitorar governo de Bolsonaro

Presidente eleito disse ontem que vai respeitar a Constituição Federal e as leis vigentes

Foto: Tania Rêgo/Agência Brasil

A organização internacional Human Rights Watch (HRW), de defesa dos direitos humanos, afirmou que vai monitorar de perto “a retórica e as ações” do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Foi o que disse José Miguel Vivanco, diretor das Américas da Human Rights Watch, em nota divulgada ontem, após o anúncio do resultado das eleições no país.

A ONG sublinhou que o capitão reformado venceu eleições marcadas por violência de cunho político. “Muitas vítimas eram pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT), mulheres e negros”, salienta a nota. “Continuaremos fazendo nosso trabalho rigoroso e independente de investigação e pressão por mudanças de políticas públicas, como temos feito nas últimas décadas, na defesa dos direitos humanos de todos os cidadãos brasileiros, independentemente de gênero, orientação sexual, raça, filiações políticas ou crenças religiosas”, disse o diretor da HRW.

Na mensagem, a entidade também referencia declarações abertamente racistas, homofóbicas e machistas de Bolsonaro, além de perseguição e ameaças sofridas por, ao menos, 140 jornalistas durante a cobertura eleitoral, segundo casos documentados pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Segundo Miguel Vivanco, o Poder Judiciário brasileiro e outras instituições democráticas devem reagir diante de quaisquer sinais de violação a direitos fundamentais eventualmente vindos do novo governo.

Em pronunciamento transmitido logo após o anúncio da vitória, Bolsonaro disse que vai respeitar a Constituição Federal e as leis vigentes no país. “Não podíamos mais continuar flertando com o socialismo, o comunismo e o extremismo da esquerda. (…) O que eu mais quero, seguindo o ensinamento de Deus, ao lado da Constituição brasileira, inspirando-me em grandes líderes mundiais e com uma boa assessoria técnica e profissional, isenta de indicações políticas de praxe, começar a fazer um governo, a partir do ano que vem, que possa colocar o Brasil em um lugar de destaque”, declarou em vídeo, transmitido em cadeia nacional.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile