BM reforça segurança e monta esquema especial para eventos em Porto Alegre

Capital recebe show de Roger Waters e jogo decisivo do Grêmio nesta terça-feira

Foto: Guilherme Almeida/CP

Em função do show de Roger Waters e do jogo entre Grêmio e River Plate em Porto Alegre, nesta terça-feira, a Brigada Militar (BM) estruturou um esquema especial de segurança para poder atender a população. De acordo com o comandante do 11º BPM, tenente-coronel Douglas da Rosa Soares, os eventos devem impactar não só Porto Alegre, mas toda a região Metropolitana e em outras cidades.

A operação da Brigada Militar, em conjunto com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), vai se iniciar às 10h desta terça, mas o planejamento começou muito antes. Desde a semana passada, a Brigada Militar se reúne com órgãos da esfera estadual, federal e também municipal para organizar o esquema de segurança na Capital. “Todos os órgãos estão preparados e planejaram suas ações para que estes eventos impactem cada vez menos a população como um todo”, disse.

Segundo Soares, é preciso que todos estejam tranquilos nesse dia. “O planejamento foi elaborado para evitar que qualquer dano ao patrimônio ou agressões acabem ocorrendo nestes eventos”, ressaltou. Soares declarou que a Brigada Militar vai ter reforço de efetivo nos três espaços: tanto no Beira-Rio, quanto na Arena e também na região Central da cidade, onde deve ocorrer um protesto.

Torcida adversária

Soares ainda afirmou que a Brigada Militar vai se mobilizar para realizar a escolta da torcida visitante, que deve se dirigir para a Arena do Grêmio. “Os torcedores argentinos chegarão em Porto Alegre e serão conduzidos para o Parque Harmonia, onde ficarão até às 19h, quando serão escoltados até o estádio. Aqueles que chegarem após às 19h, terão que aguardar fora da cidade. E, quando houver um comboio policial disponível, serão direcionados para a Arena”, assinalou. Conforme Soares as medidas ocorrem para evitar qualquer transtorno.