TRE sorteia urnas que serão submetidas à votação paralela

Processo ocorre neste domingo, na PUCRS

Foto: Ricardo Giusti/CP

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) realizou, na manhã deste sábado, o sorteio das quatro urnas eletrônicas que serão submetidas à votação paralela. Trata-se de um procedimento de segurança instituído desde 2002 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para comprovar a correta captação e contabilização do voto.

As urnas sorteadas pertencem às seções 482 da zona eleitoral 113, em Porto Alegre; 480 da zona eleitoral 076, em Novo Hamburgo; 045 da zona eleitoral 125, em Teutônia; e 77 da zona eleitoral 097, em Esteio. Elas estão sendo retiradas dos locais de votação e substituídas por outras urnas eletrônicas, sendo então levadas para a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na Capital.

Neste domingo, dia da eleição, no mesmo período que os eleitores estiverem votando – das 8h às 17h – acontece simultaneamente a verificação no Prédio 50 da PUCRS. As cédulas de papel preenchidas durante o sorteio neste sábado terão os votos “cantados” e digitados nas urnas eletrônicas. Depois das 17h deste domingo, ocorre a conferência entre o resultado emitido no boletim de urna e a contagem dos votos. Todas as etapas do processo são gravadas.

O desembargador eleitoral Eduardo Augusto Dias Bainy ressaltou que o objetivo principal da votação paralela é dar transparência ao eleitor sobretudo a respeito do uso da urna eletrônica. “A urna eletrônica levada à votação não é ligada à internet e portanto não pode ser alvo de hackers. O sistema colocado nessa urna só funciona se for autenticado e com várias assinaturas digitais para poder funcionar. Elas passaram por várias auditorias abertas aos partidos, sendo verificada a autenticidade”, detalhou. “Antes da transmissão dos dados é emitido um boletim de urna com todos os resultados. Há uma novidade este ano: os presidentes de mesa recebem uma cópia desse boletim de urna”, enfatizou.

Conforme o TRE-RS, a novidade neste pleito é um segundo tipo de auditoria, diretamente nas seções eleitorais, para a verificação de autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas. Na manhã deste sábado, ocorreu o sorteio de oito urnas do estado que passarão por verificação da montagem, lacração e execução de sistemas antes das 8h deste domingo, horário do início da votação.

As contempladas foram as urnas da seção 27, da zona eleitoral 085, em Dom Pedro de Alcântara; 193, da zona eleitoral 005, em Alegrete; 352, da zona eleitoral 142, em Candiota; 298, da zona eleitoral 071, em Gravataí; 028, da zona eleitoral 029, em Progresso; 87, da zona eleitoral 023, em Ijuí; 148, da zona eleitoral 055, em Parobé, e 158, da zona eleitoral 118, em Estância Velha.

“Não procede nenhum tipo de narrativa e teoria de fraude na urna eletrônica. Temos confiança de que nossa democracia está sendo bem conduzida nesse processo eleitoral”, garantiu o secretário de tecnologia de informação do TRE-RS, Daniel Wobeto. “Infelizmente há grupos de pessoas que especializaram neste tipo de boato, tentando de alguma forma macular o processo eleitoral”, lamentou.