MDB-RS pede suspensão da próxima pesquisa Ibope para governo gaúcho

Presidente da sigla no Estado, Alceu Moreira, afirmou que há irregularidades nos métodos usados pelo instituto

Presidente da sigla no Estado, Alceu Moreira. Foto: Karine Viana

O diretório do MDB no Rio Grande do Sul, partido representado pelo candidato à reeleição ao governo do Estado, José Ivo Sartori, pediu a suspensão da próxima pesquisa Ibope que mede as intenções de voto na corrida para o Piratini e que seria divulgada neste sábado, véspera do pleito. O presidente da sigla, deputado Alceu Moreira, afirmou em entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira que há irregularidades nos métodos e pediu esclarecimentos do Instituto.

A coligação sustenta que três pontos divergem da normativa do TSE sobre pesquisas eleitorais. São eles os critérios de Probabilidade Proporcional do Tamanho (PPT) e de aleatoriedade, o de recorte populacional e, ainda, a falta de fornecimento da íntegra dos dados da pesquisa pelo Ibope.

“Temos um ambiente alegre e confiante com a uniformidade dos dados para chegar aos números da pesquisa. Baseados nisso, pedimos os dados para que pudéssemos fazer a análise. As informações vieram de maneira parcial, não totais. E dos dados que vieram para nós, tem algumas coisas que mostram profunda incoerência e descumprimento do preceito legal para as pesquisas”, disse.

Moreira relatou que a primeira pesquisa reuniu informações colhidas em 63 cidades. “Em 34 delas, o candidato adversário, Eduardo Leite (PSDB) tem larga vantagem sobre José Ivo Sartori. Nas outras 29, Sartori ganhou com pequena margem. Na segunda pesquisa, aplicada em 70 municípios, em 45 cidades do Eduardo Leite ganhou com margem ampla, enquanto Sartori em apenas 25 ganhou com margem estreita”, descreveu.

O presidente do partido ainda cita que, na legislação eleitoral, as cidades pesquisadas precisam ser sorteadas e num comparativo entre as duas pesquisas divulgadas nos dias 17 e 23 de outubro, um total de 35 municípios são repetidos na segunda amostragem. “Por incrível que pareça, há uma coincidência nas duas pesquisas, em que 35 cidades são idênticas, ainda que o Rio Grande do Sul tenha 497 municípios. As mesmas estão nas duas pesquisas”, declarou.

Procurada para se manifestar sobre o pedido do MDB, a assessoria de Eduardo Leite informou que o candidato está em ações de campanha na rua.