A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) autorizou um aumento de 20,12% nas tarifas de ônibus intermunicipais da região Metropolitana da Serra.
A revisão deve ser publicada no Diário Oficial do Estado em 1º de novembro, dia em que entra em vigor. Ela gera impacto para quem se desloca entre uma cidade e outra na região que abrange Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, São Marcos, Nova Pádua, Monte Belo do Sul, Santa Teresa e Pinto Bandeira.
O presidente da Agergs, Isidoro Zorzi, explica que o cálculo, que é diferente do reajuste anual da inflação, leva em conta custos de depreciação da frota e gastos com combustível e manutenção. Ele lembra que, desde 2012, não ocorria revisão tarifária na região.
Travessia sofre reajuste
A Agergs também aprovou reajuste tarifário da Travessia Hidroviária de veículos entre Rio Grande e São José Norte, com índice de 10,8801%. O aumento já entrou em vigor.
O reajuste, que ocorre a cada ano vigente, é válido para carretas, bitrem, rodotrem, automóveis e utilitários, carroças, motocicletas, bicicletas, automóveis com reboque, caminhões e ônibus.