Prefeitura de Porto Alegre vai lançar edital para Carnaval de rua

Empresa privada vai organizar os desfiles

Foto: Alina Souza/CP

A Prefeitura de Porto Alegre deve lançar, nas próximas semanas, um edital para escolher uma empresa privada para fazer a gestão do Carnaval de rua. O edital está em processo de formulação. A vencedora vai assumir a organização dos eventos, a instalação de banheiros e a limpeza do trajeto.

Atualmente, o Carnaval de Rua de Porto Alegre é organizado pelo Escritório de Eventos, mas é dos blocos carnavalescos a incumbência de se responsabilizar pela limpeza e segurança nos locais de realização dos desfiles. Com o modelo privado, a Prefeitura só vai fiscalizar o serviço.

Recentemente, uma empresa que organiza o Carnaval de rua em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo se reuniu com representantes da Prefeitura para apresentar o modelo de administração do evento.

A mesma companhia apresentou proposta para a Liga das Escolas de Samba de Porto Alegre (Liespa). O objetivo é realizar também a organização e a gestão do Carnaval no Complexo Cultural do Porto Seco. Os carnavalescos ainda não confirmaram se entregarão o evento para a iniciativa privada, mas sinalizaram que esse deve ser o caminho para retomar os desfiles. Por falta de recursos, o último Carnaval acabou suspenso.