Polícia Federal investiga crimes relacionados às eleições no RS e em três estados

Operação Olhos de Lince cumpre mandados de busca e apreensão em Caxias do Sul (RS) e outros 3 municípios

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nove ações simultâneas estão sendo realizadas pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira com o objetivo de reprimir crimes relacionados às eleições de 2018. A operação foi denominada Olhos de Lince. As ações fazem parte das atividades realizadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Eleitoral – CICCE/2018 e são resultados do trabalho desenvolvido pela PF no acompanhamento das redes sociais com o objetivo de identificar e evitar possíveis crimes eleitorais e ameaças aos candidatos que concorrem ao pleito.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Caxias do Sul (RS), Uberlândia (MG), São Paulo e Sorocaba (SP). Também estão sendo lavrados cinco Termos Circunstanciados de Ocorrência, com a intimação dos investigados, nos municípios mineiros de Juiz de Fora e Varginha, além de Recife (PE) e Caxias do Sul (RS).

Para a identificação dos investigados foram utilizadas técnicas de reconhecimento facial, que por meio de critérios científicos permitem a realização de análises e comparações das características faciais, tais como cicatrizes, manchas e proporções, possibilitando a identificação de forma técnica e precisa dos suspeitos.

Na ação de hoje são apurados pela PF, conforme o caso, os crimes de violação do sigilo do voto e de incitação ao crime de homicídio, respondendo, os investigados, na medida de suas participações.