Entrada em operação de novos parquímetros é adiada em uma semana na Capital

Fiscais de trânsito tiveram que se adaptar ao novo tipo de equipamento, instalado em 42 pontos da cidade

EPTC instalou 42 novos parquímetros na região Central de Porto Alegre | Foto: Prefeitura de Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre adiou, em uma semana, o início da operação dos primeiros parquímetros do novo sistema de estacionamento pago em Porto Alegre. Previsto para iniciar hoje, o serviço só deve operar, na região Central da cidade, a partir do dia 31. O motivo alegado é a necessidade de preparação dos fiscais, com treinamento para a utilização da nova ferramenta, que identifica o pagamento pela placa do carro.

Não é mais necessária a utilização de adesivo no painel do veículo comprovando que o uso da vaga está pago. “Estimamos que, a partir dessa data, será mais tranquilo para colocar o sistema em funcionamento efetivo”, destacou o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, em entrevista para o Guaíba News.

Os 42 equipamentos já estão instalados na região Central de Porto Alegre. A nova área azul conta com mais de 700 vagas. A cada 30 minutos de estacionamento, devem ser pagos R$ 1,05.

Um das principais novidades do sistema é a forma de pagamento, que pode ser realizada com cartões de crédito e débito e também pelo aplicativo Digipare/Área Azul Digital, que já está disponível para download.

O usuário cadastra os dados pessoais e dos veículos no app, seleciona o período de estacionamento desejado de acordo com a sinalização local e consulta créditos e bônus. O aplicativo pode avisar quando o tempo comprado está se esgotando, permitindo também estender o período. O limite máximo de tempo é de duas horas. Além disso, a tolerância é de dez minutos para atualização do período de uso da vaga.

A intenção da EPTC é aumentar a área azul para outros bairros da cidade e elevar para 4,2 mil o total de vagas. Devem ser instalados 220 parquímetros até o fim do ano que vem, segundo Soletti. “Isso é uma democratização do espaço, sendo que muitos bairros precisam da expansão do estacionamento rotativo. Há demandas antigas na zona Norte, assim como em bairros da zona Sul, como Menino Deus e Tristeza”, ressaltou.