Caxias do Sul: jovem de 19 anos é suspeita de incitar homicídio de candidato em rede social

PF instaurou inquérito a partir de postagem em rede social

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Operação Olhos de Lince, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira em nove cidades brasileiras, teve desdobramentos também no Rio Grande do Sul. Conforme a assessoria de imprensa da PF, os agentes cumpriram um mandado de busca, em Caxias do Sul, referente à suspeita de incitação de prática de crime de homicídio contra o candidato. A PF abriu o inquérito a pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a partir de uma postagem em rede social.

No cumprimento do mandado de busca foram apreendidos um telefone celular e um notebook. Além disso, uma jovem de 19 anos prestou depoimento à delegacia da PF em Caxias e foi liberada. O conteúdo da postagem e o candidato alvo dela não foram divulgados pela corporação.

Além de Caxias, foram lavrados cinco termos circunstanciados de ocorrência, com a intimação dos investigados, nos municípios mineiros de Juiz de Fora e Varginha, em Minas Gerais, e em Recife, em Pernambuco. Igualmente, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, também em Caxias, e nas cidades de Uberlândia (MG), São Paulo e Sorocaba (SP).

No total, nove ações simultâneas foram realizadas com o objetivo de reprimir crimes relacionados às eleições de 2018. As ações fazem parte das atividades realizadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Eleitoral – CICCE/2018 – e decorrem do trabalho desenvolvido pela PF no acompanhamento das redes sociais com o objetivo de identificar e evitar possíveis crimes eleitorais e ameaças aos candidatos que concorrem ao pleito.

Para a identificação dos investigados foram utilizadas técnicas de reconhecimento facial, que por meio de critérios científicos permitem a realização de análises e comparações das características faciais, como cicatrizes, manchas e proporções, possibilitando a identificação de forma técnica e precisa de cada suspeito.