Podemos fecha com Leite e tucano garante base de 20 deputados na AL; Sartori empata

Outros quatro partidos elegeram as 13 cadeiras restantes

Sartori e Leite disputam o segundo turno no RS | Foto: Montagem sobre fotos de Alina Souza e Guilherme Almeida/CP

O candidato ao governo estadual Eduardo Leite (PSDB) recebeu hoje o apoio formal do Podemos na disputa pelo Palácio Piratini. O partido vai contar com uma cadeira na Assembleia, a partir de 2019, com o deputado eleito Rodrigo Maroni. Com isso, Leite passa a ter suporte de 20 dos 55 deputados no Parlamento, caso vença as eleições.

Além do Podemos, mais 11 partidos fazem sustentação à candidatura tucana no segundo turno: PSDB, PP, PTB, PRB, PPS, PHS e Rede Sustentabilidade, que compõem a aliança desde o primeiro turno; Pros, Solidariedade, PV e PMN (que confirmou apoio hoje). Desses, só o Pros, PMB, PHS, PV e Rede não elegeram parlamentares na Assembleia.

Em contrapartida, o candidato à reeleição José Ivo Sartori (MDB) também vai contar com o apoio de 20 parlamentares na Assembleia caso se eleja. No primeiro turno, a coligação de Sartori conquistou 14 vagas com o MDB, PSB, PR e PSD (PSC, PRP, PMN, PTC e Patriota não elegeram representantes).

No segundo turno, graças ao apoio obtido do bloco PSL/DEM, que elegeu seis deputados, Sartori passou a contar com 20 integrantes na base virtual.

Outros quatro partidos elegeram as 15 cadeiras restantes: o PT conta com 8 deputados, o PDT, com 4, o NOVO, com 2 e o PSol, com um parlamentar. Embora o PDT e o NOVO tenham optado pela neutralidade, Jairo Jorge e Mateus Bandeira, que concorreram ao governo estadual pelas duas siglas, respectivamente, abriram apoio pessoal a Sartori.