Pela 2ª vez, celulares adiantam automaticamente para o horário de verão

Caso foi relatado por usuários das operadoras Vivo e Claro

Celulares. Foto: Alina Souza / CP

Pela segunda vez em uma semana, os celulares adiantaram automaticamente o relógio em uma hora neste domingo. A mudança é em decorrência ao horário de verão, que normalmente ocorre em outubro e neste ano foi adiado para 4 de novembro devido às eleições.

A alteração do horário foi relatada por clientes das operadoras Vivo e Claro e ocorreu em celulares com o sistema operacional Android. Já na madrugada, diversos usuários comentaram nas redes sociais a mudança que desta vez atingiu também alguns sistemas operacionais, modificando o horário de computadores.

Na última segunda-feira, usuários da Tim informaram a alteração. Diversas pessoas chegaram uma hora mais cedo no local de trabalho e em universidades devido à mudança automática do relógio.

O início do horário de verão foi alterado três vezes neste ano. Geralmente inicia em outubro, contudo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu o adiamento devido às eleições. No entanto, o dia escolhido – 4 de novembro – coincida com as provas do Enem. O Ministério da Educação pediu novo adiamento, que foi aceito em um primeiro momento pelo governo federal. Contudo, o governo voltou atrás e fixou a mudança do horário para 4 de novembro.