Com time reserva, Grêmio empata com o América-MG em BH

Tricolor saiu atrás, mas buscou empate em pênalti batido por Jean Pyerre

Foto: Mourão Panda / América / Divulgação / CP

O Grêmio conseguiu somar um ponto na Arena Independência diante do América-MG neste sábado em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em uma partida em que o técnico Renato Portaluppi poupou todo o time titular, o Tricolor saiu atrás no primeiro tempo com um gol de Juninho, mas buscou o empate na etapa final em pênalti batido com categoria pelo jovem Jean Pyerre.

Com o empate, o Grêmio chegou a 52 pontos no Campeonato Brasileiro e entrou, pelo menos de forma momentânea, no G4 do Brasileirão. O América-MG segue em 15º, agora com 34, apenas três pontos acima da zona de rebaixamento.

O Tricolor agora volta suas atenções para a Libertadores da América, competição em que irá encarar o River Plate na próxima terça-feira, às 21h45min, no Monumental de Núñez em partida de ida da semifinal.

O jogo

Com o time titular poupado para o confronto com o River Plate pela Libertadores, o técnico Renato Portaluppi mandou a campo uma escalação bastante improvisada para enfrentar o América-MG. O Tricolor teve o lateral Juninho Capixaba no meio-campo e o volante Kaio fazendo uma função de meia aberto pelo lado direito. A falta de entrosamento pesou e o time teve muita dificuldade na primeira etapa.

A etapa inicial foi fraca no Independência. A primeira finalização da partida aconteceu apenas aos 19 minutos. E foi do América-MG. A jogada começou pelo lado esquerdo com passe de Carlinhos, Luan deu um toque de calcanhar no meio do caminho e deixou Giovanni em boa condição dentro da área. O atacante tentou tirar de Paulo Victor, que fechou bem o ângulo, e acabou mandando para fora.

O lance fez o América acordar na partida. A equipe mineira começou a se impor e levar mais perigo. Aos 28, o gol só não saiu graças a Paulo Victor. Novamente a jogada começou pela esquerda, Gerson Magrão invadiu a área e bateu cruzado. O goleiro gremista pulou no canto e fez a defesa.

Paulo Victor, porém, não pôde fazer nada aos 37 minutos. O América-MG conseguiu envolver a defesa do Grêmio em mais uma jogada pelo seu lado esquerdo de ataque. A bola chegou até Carlinhos, que cruzou com perfeição para Juninho, que apareceu antes de Marcelo Oliveira para finalizar sem chances para Paulo Victor, 1 a 0.

O América ainda teve mais uma oportunidade antes de intervalo com Luan. Em uma cobrança de escanteio, Messias desviou e o camisa 11 apareceu sozinho dentro da pequena área, mas lá estava Paulo Victor. O goleiro saiu de forma arrojada e conseguiu fazer a defesa.

O placar de 1 a 0 acabou saindo barato para o Grêmio, que só conseguiu acertar uma finalização no alvo nos primeiros 45 minutos. E ainda assim foi um chute fraco de Jean Pyerre, que o goleiro João Ricardo defendeu sem muita dificuldade.

Grêmio melhora e empata

As duas equipes voltaram sem trocas para o segundo tempo. Mesmo sem mudanças, o Grêmio melhorou na partida. O Tricolor iniciou a etapa final em busca do gol de empate.

Improvisado no meio-campo, o lateral Juninho Capixaba foi o protagonista das principais ações ofensivas do Grêmio. Aos 9, ele recebeu um passe pelo lado direito da área e bateu por cima do gol de João Ricardo. Logo depois, o Tricolor teve a chance em chute de Kaio, que o goleiro do América-MG mandou para escanteio.

Vendo o Grêmio superior, Renato Portaluppi tornou seu time mais agressivo com a entrada de Pepê no lugar de Marcelo Oliveira. Juninho Capixaba foi então jogar na lateral mas não deixou de ser ofensivo. Aos 19, uma iniciativa dele gerou o gol do Grêmio. Juninho invadiu a área do América e foi derrubado por Aderlan. O garoto Jean Pyerre assumiu a responsabilidade e bateu o pênalti com categoria para empatar a partida, 1 a 1.

Logo após o gol do Grêmio, o técnico Adilson Baptista mandou o centroavante Rafael Moura a campo na tentativa de voltar a ter presença ofensiva. Ele entrou no lugar de Gerson Magrão. Renato queimou suas últimas trocas de uma vez só aos 32. Douglas e Vico entraram nos lugares de Jean Pyerre e Kaio.

Apesar das iniciativas dos dois técnicos em trocas ofensivas, o jogo teve poucas jogadas na reta final do segundo tempo. Grêmio e América-MG insistiram, mas as iniciativas terminavam em erros no último passe. O empate acabou ficando de bom tamanho pelo que as duas equipes produziram. Uma curiosidade da partida foi que o árbitro Luiz Flávio de Oliveira não deu nenhum cartão durante os 90 minutos.

Brasileirão – 30ª rodada

América-MG (1)

João Ricardo; Aderlan, Matheus Ferraz, Messias, Carlinhos; Zé Ricardo, Juninho (Leandro Donizete), Gerson Magrão (Rafael Moura), Matheusinho, Luan (Ruy); Giovani. Técnico: Adilson Baptista.

Grêmio (1)

Paulo Victor; Madson, Paulo Miranda, Bressan, Marcelo Oliveira (Pepê); Matheus Henrique, Michel, Kaio, Juninho Capixaba; Jean Pyerre e Thonny Anderson. Técnico: Renato Portaluppi.

Gols: Juninho (37min/1T); Jean Pyerre (20min/2T)

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Local: estádio Independência, em Belo Horizonte.