Restrições de atendimento em hospitais geram queixas em Canoas

Moradores do Vale do Taquari enfrentam dificuldades para receber atendimento em traumatologia e ortopedia

Foto: Fernanda Bassôa / Especial CP

Moradores de cidades do Vale do Taquari estão tendo dificuldade em receber atendimento em traumatologia e ortopedia nos Hospitais de Pronto-Socorro (HPSC) e Universitário (HU), em Canoas, na Região Metropolitana, referências para alta complexidade pelo SUS.

O secretário de Saúde de Relvado, Wagner Luiz Pedó, diz que os pacientes só são recebidos caso cheguem com fratura exposta ou em situação de extrema gravidade. “São encaminhados, vão e voltam. Canoas é nossa referência e deveria atender. Isso porque o Estado faz repasses ao município para que os hospitais recebam os pacientes de fora. Assim, nós originamos uma fila enorme de espera, especialmente no que se refere a cirurgias de coluna e bacia. É um absurdo.”

Wagner Pedó cobra uma solução. “Ou se retira Canoas da referência ou se adotam ações para que o atendimento seja realizado e normalizado. Há anos a população sofre com essa situação.” O secretário de Saúde de Nova Bréscia, Fabiano Lemos, afirma que a população está desassistida. “Não podemos retroceder na resposta de média e alta complexidade. Há muitas deficiências neste sistema. Para onde estão indo os recursos se os pacientes de fora não estão sendo atendidos?”

A Secretaria de Saúde de Canoas informou que a restrição de atendimentos para pacientes oriundos de outros municípios, inclusive Nova Bréscia e Relvado, ocorre em função da superlotação do Hospital de Pronto-Socorro. A restrição é em períodos em que há aumento inesperado de procura. Informa ainda que a alta demanda se dá em razão da sazonalidade climática e que as variações do tempo contribuem principalmente para casos de doenças respiratórias. No entanto, a restrição não ocorre nos casos em que os pacientes das outras cidades apresentam gravidade ou risco de morte. Esses, que chegam ao HPSC pelo Samu, são atendidos normalmente.

A Secretaria Estadual da Saúde informa que está acompanhando a situação com Canoas, cidades da região e o Conselho das Secretaria Municipais de Saúde do RS (Cosems). Segundo o órgão, o município de Canoas tem gestão plena e administra os recursos federais e estaduais. Também tem regulação própria para os atendimentos nos hospitais localizados na cidade.