SMS adia início da vacinação contra sarampo nas escolas da Capital

A ação deve começar no final de outubro

Foto: Ascom / SES

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre adiou o início da vacinação contra o sarampo nas escolas, prevista para começar na próxima segunda-feira. Conforme a Pasta, a semana que vem será para organizar o planejamento.

O cronograma de atuação nos locais está sendo montado para início da ação a partir do final de outubro. A intenção é manter o plano de enfrentamento no decorrer de novembro e dezembro, antes das férias escolares. Nas salas de vacina, a oferta da tríplice viral acontece ao longo do ano, pelo fato de a vacina estar no calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A expectativa da coordenação da Atenção Primária de Saúde é de que sejam alcançadas 130 escolas que integram o Programa Saúde na Escola (PSE), além de unidades do Exército e universidades. As escolas com maior número de alunos serão visitadas por equipes para vacinar os adolescentes e jovens.

O plano de ação para inibir o surto de sarampo registrado na cidade acontece após os 36 casos confirmados desde janeiro, além de outros 14 que seguem em investigação. De acordo com dados da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, 75,2% dos casos aconteceram na faixa etária de 15 a 29 anos, sendo que 70% dos casos envolvem pessoas que não haviam se vacinado.