Polícia Federal indicia eleitora gaúcha por compartilhar fake news

Educadora física compartilhou vídeo relatando suposta fraude em urnas eletrônicas enviadas para o Nordeste

Polícia Federal. Foto: Arquivo / Agência Brasil / CP

A Polícia Federal indiciou, nesta sexta-feira, uma educadora física por crimes eleitorais após divulgação de conteúdo falso em redes sociais de compartilhamento. No vídeo publicado, ela relata o envio de urnas eletrônicas fraudadas para o Nordeste do Brasil e responsabiliza o governo federal por suposta fraude no atual processo eleitoral. A eleitora, de Porto Alegre, não teve nome revelado. No Rio Grande do Sul, o indiciamento é considerado inédito.

A PF instaurou o inquérito nessa quinta-feira, por requisição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Diligências realizadas possibilitaram a identificação da autora do vídeo, indiciada por “divulgar, na propaganda, fatos que sabe inverídicos, em relação a partidos ou candidatos e capazes de exercerem influência perante o eleitorado” e “caluniar alguém, na propaganda eleitoral, ou visando fins de propaganda, imputando-lhe falsamente fato definido como crime”.

Em caso de condenação, a eleitora pode pegar até três anos de prisão. A pena ainda pode ser aumentada em um terço, em razão da utilização de redes sociais para divulgação do conteúdo falso.