Operações em Pelotas e Rio Grande têm pelo menos 10 presos

Grupo criminoso realizava ações sob comando de presos do presídio regional pelotense

Ações contra tráfico e homicídios mobilizam Polícia Civil no Sul do RS | Foto: Policia Civil / Divulgação / CP

As duas operações realizadas no Sul do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, contra o tráfico de drogas e homicídios já tem pelo menos 10 presos, segundo informações da Polícia Civil. As ofensivas mobilizaram policiais nas cidades de Pelotas e de Rio Grande.

Em Pelotas, durante a operação Madagascar, foram cumpridas 26 ordens judiciais nos bairros Fragata e Peres. Seis pessoas – cinco mulheres e um homem – acabaram presas. Drogas e celulares foram apreendidos na ofensiva liderada pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec).

O delegado Rafael Souza Lopes explicou que as investigações iniciaram há seis meses e indicaram a existência de um grupo criminoso suspeito de atuar na Vila Governaço e Peres. “As ações seriam comandadas por homens que se encontram recolhidos no Presídio Regional de Pelotas”, relatou Lopes.

Ao longo das investigações, outras quatro pessoas já haviam sido presas e porções de crack e maconha foram apreendidas. “Ao todo, mais de 20 pessoas foram apontadas como suspeitas de participarem da associação criminosa, e serão indiciadas com o fechamento das investigações, que prosseguem até a conclusão do inquérito policial”, concluiu o delegado.

Em Rio Grande, cidade onde foi desencadeada a operação Vendeta, elaborada para combater homicídios, quatro pessoas foram detidas. O número, porém, pode aumentar, de acordo com a Polícia Civil.