Apenado é encontrado morto em cela de penitenciária em Canoas

Essa é a segunda morte no complexo em menos de dois meses

Complexo tem capacidade para 2.808 apenados | Foto: Rodrigo Ziebell

Agentes penitenciários encontraram morto, no fim dessa manhã, um detento de 26 anos, identificado com as iniciais C.N.S., dentro da cela em que cumpria pena no módulo III da Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan III). Conforme a Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe), um colega de cela acionou os agentes após o banho de sol, quando retornou à cela e viu o colega com uma corda ao redor do pescoço.

Essa é a segunda morte registrada no complexo, que vem sendo ocupado gradativamente desde 2016. Em agosto, um outro preso já havia sido encontrado enforcado com um fio de luz. Conforme a Susepe, o laudo da morte de Cláudio Luiz Oliveira dos Santos, de 49 anos, ainda não ficou pronto.

Ainda conforme a Susepe, o preso encontrado morto hoje cumpria pena de três anos e 10 dias por furto. A Susepe espera o laudo pericial para determinar a causa da morte e já instaurou o processo administrativo para apurar o caso. A assessoria de comunicação da Superintendência trata o caso como suicídio.

O complexo penitenciário de Canoas é considerado modelo, tendo em vista que os presos encaminhados até lá se submetem a triagem para evitar que membros de facções comandem galerias do local.