Ibope: Bolsonaro registra 59% e Haddad, 41%

Com a presença dos votos brancos, nulos e indecisos, candidato do lidera com 52% dos votos totais, contra 37% do petista

Candidatos à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

A primeira pesquisa Ibope para o segundo turno da disputa presidencial mostra o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, com 59% dos votos válidos e Fernando Haddad (PT) com 41%. Com a presença dos votos brancos, nulos e indecisos, Bolsonaro lidera com 52% dos votos totais, contra 37% de Haddad. Entre os entrevistados, 9% dizem que vão votar branco ou nulo e 2% ainda não souberam responder.

Na comparação com o resultado do primeiro turno, quando Bolsonaro conquistou 46% dos votos válidos e Haddad, 29,2%, é possível analisar que o candidato do PSL cresceu 13 pontos percentuais e o petista avançou menos de 12.

O levantamento também mostra que os eleitores de Bolsonaro se dizem os mais convictos em segundo turno. Entre os ouvidos, 41% garantem votar no ex-militar “com certeza”. Para Haddad, esse índice é de 28%.

Encomendada pelo jornal O Estado de S.Paulo e pela TV Globo, a pesquisa ouviu 2.506 eleitores nos dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento é registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo Nº BR-01112/2018.