Mesmo com aumento nas vendas, Sindilojas ainda aponta reflexos da crise no consumo

Presidente analisou as vendas para o Dia das Crianças

Foto: Arquivo/Mauro Schaefer/Correio do Povo

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, declarou hoje que é cedo para falar em fim da crise, mesmo com um tímido aumento nas vendas no mês de outubro no comparativo com o mesmo período do ano passado. A afirmativa decorreu de entrevista sobre as vendas estimadas para o Dia das Crianças, data comercial que representa o menor ticket médio anual para o setor. Conforme um levantamento do Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto, a movimentação financeira para a data será de R$ 205 milhões e é responsável pela maior parte dos lucros do período.

Conforme Kruze, os número são melhores do que aqueles apresentados em 2017, mas ainda não é possível dizer que a economia brasileira se recuperou totalmente da crise. “Nos anos 70 e 80, por exemplo, tivemos grandes crises, mas nenhuma desse tamanho”, ponderou o empresário. Além disso, garantiu que uma retomada mais efetiva do aquecimento nas vendas e nos lucros dos lojistas deve ocorrer apenas no ano que vem, com a troca de governo.

Cada porto-alegrense deve gastar cerca de R$ 117 por presente neste 12 de outubro, e a intenção de compra dá conta de 2,17 presentes por pessoa. Além disso, 67,9% da população acima de 18 anos consultada pela pesquisa disse que pretende presentear nesta data. Neste ano, os brinquedos retomaram a liderança dos presentes, contra o vestuário que venceu na preferência do consumidor no ano passado.

Kruse ainda ressaltou que “o varejo aquecido gera um fluxo de renda maior, fomentando a economia e o desenvolvimento da cidade”, relembrando que em breve as compras de final de ano devem representar injeção de capital na economia porto-alegrense. Outra surpresa fica por conta da forma de pagamento: 44,4% dos consultados pagarão à vista por suas compras, alternativa encorajada pelo fato da data cair na metade inicial do mês. Ainda pode ser observado que 51,1% dos moradores da Capital consultados deixaram para fazer as compras dos presentes nesta semana.

Quem ainda não garantiu a lembrança para os pequenos poderá, inclusive, procurar alguma das lojas que tem autorização para abrir nesta sexta, vide acordo prévio entre empresas e sindicatos. Neste sábado, como habitual, todas as lojas estarão abertas.