Gate leva mais de três horas para desativar explosivo em cofre de banco no Norte do RS

Quadrilha atacou agência do Banrisul, nessa madrugada, em Água Santa

O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Brigada Militar mandou efetivo a Água Santa, no Norte do Rio Grande do Sul, após uma quadrilha atacar o Banrisul do município, na madrugada desta sexta-feira. O Gate confirmou que havia um artefato preso a uma barra de ferro, no cofre da agência, com risco de explosão.

Quatro técnicos foram até Água Santa de helicóptero após um pedido da Brigada Militar local. A operação, que durou mais de três horas, é considerada a mais complexa do ano até o momento, conforme o comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar, tenente-coronel Claudio dos Santos Feoli.

O oficial explicou a operação demandou o uso de um robô com câmera acoplada para se aproximar do cofre enquanto um policial, à distância, organizou a ação. Ao confirmar a presença do dinamite, o Gate tentou retirá-lo com um braço do robô, sem sucesso. Com o dispositivo travado, um policial teve que entrar no banco e usar um sistema de ganchos para remover o explosivo, detonado em um área próxima.

De acordo com o registro da ocorrência, quatro homens fortemente armados arrombaram as portas da agência, mas não conseguiram levar o dinheiro. Ainda conforme a BM, os criminosos se assustaram com a passagem de um carro pelo local. Eles atiraram contra o veículo e fugiram em um Peugeot 207. Ainda na fuga, o grupo espalhou pregos retorcidos pelas ruas da cidade para atrapalhar a chegada da Polícia. Apesar dos disparos, ninguém se feriu.