Roraima elege primeira mulher indígena deputada federal

Joênia Wapichana (Rede), de 43 anos, vai ser uma dos oito parlamentares federais do estado do Norte

Pela primeira vez, uma mulher indígena se elegeu deputada federal. Joênia Wapichana (Rede), de 43 anos, vai ser uma dos oito parlamentares federais de Roraima. Formada em Direito, nasceu Joênia Batista de Carvalho, mas adotou como sobrenome a etnia. Segundo estimativas não oficiais, são 3,5 mil indígenas wapichana no Norte do Brasil.

Advogada, Joênia se dedica à defesa das causas dos povos indígenas, como a demarcação de terras, a preservação da cultura, mais atenção para saúde e educação para as etnias. Durante a campanha, ela também falou no fortalecimento dos centros culturais para os indígenas.

Com o slogan Fazendo História Junto com Todos para Melhorar a Vida dos Povos Indígenas, Joênia destacou como prioridades a defesa dos direitos coletivos dos indígenas e o desenvolvimento sustentável no Estado de Roraima, respeitando as diversidades e o combate à corrupção.

Nas redes sociais, o ator Marcos Palmeira postou um vídeo em que elogia Joênia. “É uma indígena, importantíssima, para estar representando lá no Congresso.”